Na adolescência sobrevivi na década perdida de 1980, onde praticamente não havia empregos. Uma enchente, devido a uma tromba d'água em 1982 levou todos os meus pertences.
Tivemos a passagem do cometa de Halley que muitos diziam traria má sorte.
Na economia, chegamos a uma inflação de mais de 250% ao ano. O fim de uma ditadura que durou 25 anos, a morte de Tancredo Neves, eleito presidente.
O plano Cruzado que congelou tudo, trazendo o ágio e o desabastecimento.
O Plano Collor, o impedimento do Presidente. O BUG do milênio em 2000.
Mas essa quarentena era, a princípio inimaginável.
Ficar quase dois meses dentro de casa, sem contato social é uma experiência única. Houve momentos em que eu perdi a noção do tempo, em outros fiquei impaciente. Parecia algumas vezes que a noite, algo inusitado iria acontecer, como uma passeata de zumbis rs.
Mudança de hábitos, como ter que se exercitar dentro de casa, criar uma agenda de práticas para vencer o tédio, usar máscara, lavar as mãos continuamente, tirar os sapatos antes de entrar em casa , passar álcool gel nas mãos.
E a experiência interior? Essa conversa que temos em relação a nós mesmos... a busca por uma explicação racional para o que estava ocorrendo, o medo da Morte, a interação da alma com a religião, espiritualidade.
Afinal, quando ficamos confinados aflora mais nosso lado espiritual que busca respostas.
Porém não há respostas fáceis. Nos noticiários, cada dia as mortes no Itália aumentavam; 600, 700, 970 mortes em um dia. A cena dos caixões enfileirados, dos caminhões levando os corpos...
Depois a Espanha e França...Os Estados Unidos. Mil mortes em um único dia.
Agora chegou aqui, pertinho da gente...615 mortes em um dia. Do nosso lado, bem perto da gente. Fica uma atmosfera mórbida. Parei de assistir jornais. A polarização política ficou feia. Conseguimos fazer algo surreal; Politizamos a pandemia. Os governadores tomaram a frente com o confinamento enquanto o presidente é a favor da economia. Duas frentes se formaram. Os contra e os favoráveis ao confinamento, a maioria empresários, informais e comerciantes contra , do outro lado, profissionais da classe média e do setor público a favor do isolamento.
Carreata de empresários com máscaras e vidros fechados pedindo para os trabalhadores voltarem ao trabalho. No momento em que havia mais de 10 mil mortes o presidente faz uma marcha com empresários ao Supremo pedindo o afrouxamento das medidas pois empresas abririam falência, CNPJS morreriam.
Um clima de falta de empatia, de um certo desprezo à vida, algo que todos já desconfiavam mas que agora temos certeza.
Um clima sombrio, de instabilidade política, morte, caos se instalou entre nós. Não sei como sairemos dessa situação e se sairmos qual será o grau de sanidade mental, de condições políticas e econômicas teremos para reconstruir o País.
Mas é preciso acreditar na capacidade humana de se reinventar.
Mas é preciso acreditar na capacidade humana de se reinventar.
Em meio essa pandemia muitas pessoas não sabem se ficam ou se vão trabalhar para trazer os alimentos para suas casas e difícil mas a realidade e de por pânico .No final de tudo isso que estamos vivendo todos nós vamos aprender dar valor a um simples café da manhã um simples almoço pois essa distância não está sendo fácil ficar distante das pessoas que amamos não está sendo fácil mas sabemos que e necessário jhonny 6 ano B
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Verdade mesmo Jhonny. A vida também é feita de pequenas coisas.
ExcluirEstou fazendo bastante coisas diferenciadas,por um exemplo várias comidas
ResponderExcluirFazendo as tarefas de casa.
Quando fico com tédio escuto uma bela música ou leio um livro.
Bom dia Nome e série de quem comentou
ExcluirCreio que tudo isso é bíblico também, por mais amor e empatia, as pessoas esqueceram de Deus, lógico temos a parte política que também está afetando o mundo uns quer sair outros quem ficar na quarentena, mais, eu creio que se todos colaborar vamos vencer esse vírus e sairemos mais fortes e mais conscientes sobre nossas vidas. Victor Gabriel 6B.
ResponderExcluirBom dia Vitor Gabriel. Sim, a Bíblia ensina isso que no final do tempos iriam acontecer muitas tragédias. Mas é bom lembrarmos que os seres humanos também são responsáveis, devido a poluição ao desmatamento.....
ExcluirEu estou me divertindo bastante mesmo que as coisas não tenha dado certa mais conpriendo a dificuldade que a gente está passando por causa desse corna viros . Sim agente tem que se ajudar pois não podemos ficar um contra o outro. Mas qreio que vai dar tudo certo. CHRISTOPHER 6°ano A
ResponderExcluirNão quero se foda
ExcluirBom dia. A solidariedade é fundamental nesse momento. Bem lembrado
ExcluirBom dia . A solidariedade é muito importante nesse momento. Bem lembrado
ExcluirPois é!Hoje já não está sendo mais como era antes não vamos a escola,no supermercado, shopping,parques,etc...
ResponderExcluirParece até um filme mas INFELIZMENTE é a REALIDADE,por proteção estamos isolados em casa,e se saímos é para ir ao mercado ou farmácia.
Fique em casa por você,por mim,por nós,pelo mundo!
Tenho certeza de que todos estão com saudades de quem ama...Eu por exemplo sinto saudades dos avós,tios(as),primos(as), e dos amigos.
Maria Carolina T.
Excluir6 ano B.
Bom dia Vamos superar tudo isso. Confiança!
ExcluirMedo mas enfim fiquem em casa pra salvar vidas e a sua própria vida tbm
ResponderExcluirMuito medo desse novo coronavírus, e ansiosa para essa pandemia acabar, mas sei que isso é para o bem de todos para não pegar essa doença, estou com muita saudade da escola.
ResponderExcluir*Samantha Gabriela* 6°b
No começo estava assistindo muito o jornal da hora da almoço e ficava acompanhando tudo. Mas chegava a noite não conseguia dormir.Daí agora eu sei que temos que orar e acreditar que vai passar. E tenho ficado mais tempo com minha família.
ResponderExcluirElton Junior 7°A
Muita gente n sabe se vai ter emprego para sustentar a família 😞
ResponderExcluirMuitas coisas novas a ser aprendida nessa quarentena , o tédio é um dos grandes vilões , mas temos que entender q é necessário pra nossa sobrevivência , proteger a família amigos , tenho feito muitas coisas , ajudo nas tarefas de casa , desenho um pouco pra desestressar , mas logo tudo isso vai passar se Deus quiser .
ResponderExcluirTeremos muitas histórias pra contar RSRS .
Pois é Prof. Celso, pra mim ta sendo um desafio viver essa quarentena, jamais imaginaria viver numa situação dessa. É difícil ver milhões de vidas serem aniquiladas devido a esse vírus. Mas tudo é um aprendizado e temos certeza que logo tudo irá voltar ao normal.
ResponderExcluirE Celso a quarentena é coisa muito doida, mas se a gente conseguir ficar em casa passando álcool e não encostando em nada tenho certeza que vai passar.Confia.
ResponderExcluirEsqueci de dizer.Oi meu nome é Leonardo Marchetti Paiva do 7 A ok ?
ExcluirBom dia Leonardo. Vamos acreditar em dias melhores. Logo estaremos juntos! Abraço
ExcluirNesse periodo de confinamemto em casa venho refletido sobre alguns temas que vem me intrigando muito, uma frase que desencadeou esses meus pensamentos foi "Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução" Malala Yousafzai.
ResponderExcluirEssa frase mostra uma das coisa essências que fazem muita falta para grande parte dos alunos,o professor.Essa frase também me fez refletir sobre um assunto,e a nossa educação?,será que antes tínhamos tanto investimentos em programas de pesquisa? Será que essa doença poderia ser evitada se fôssemos prudentes e tivéssemos investido em pesquisas científicas ? São incógnitas que ficam para refletirmos.
E a nossa educação pública o que será dela ? De acordo com a pesquisadora Thaís Barcellos, da consultoria IDados, "17% dos alunos de escolas públicas (cerca de 6,5 milhões de estudantes) não têm acesso à internet". Já parou pra pensar que cercar de 6,5 MILHÕES de estudantes não tem esse privilégio que eu e você que está lendo esse texto tem de poder acessar a internet,eles são simplesmente esquecidos e viram apenas estatiscas.6,5 MILHÕES vão ter seu ano letivo atrapalhado.
Um dos temas que vem mais me deixando intrigada é a questão econômica,ficamos em um grande impasse quando se trata desse assunto,muitos dizem que devemos ficar em casa,de fato estao certos,mas a realidade de muitos não é fácil assim.Agora pense em familias que antes dessa crise ja viviam em situacoes ruins ou extremas o que sera delas quando forem demitidas de seus empregos que ja não pagam tanto,ja que não podem sair pra buscar um meio de sustento?.
Tenho familiares que são autonomos e que infelizmente são afetados nessa crise, tenho vizinhos e amigos que perderam seus empregos ,e o que será dessas pessoas esperar em casa vendo sua geladeira ficando vazia ou sair e talvez ficar doente ?
Um momento que SÓ nos cabe refletir sobre o que estamos vivendo e a desigualdade que vivíamos antes.
Emily Araújo 9 A
Bom dia Emily. Teremos desafios ainda maiores daqui para .frente. Por isso temos que estudar e nos preparar emocionalmente. Um abraço
Excluircom esse isolamento social, que temos hoje na nossa sociedade e no mundo inteiro, vimos que as nossa pessoas mais próximas e as pessoas que mais nos fazem bem, não podem sentir esse afeto, nosso carinho, nosso calor entre a pele.. não podem sentir a liberdade de abraçar, de tocar.. e nessa quarentena eu vi um filme que recomendo muito a todos que nos fazem refletir sobre a importância do toque e de demonstrarmos os nossos sentimentos: "A cinco passos de você".
ResponderExcluirUm filme perfeito, que de alguma forma relata o que estamos vivenciando... mas o que eu acho e o que estou fazendo nessa quarentena?
Estou me especializando. Praticando a ser uma pessoa melhor do que eu já fui, praticar a empatia de que as pessoas, de hoje, não estão praticando..
esse isolamento nos mostrou quem tem amor ao próximo, amor à si mesmo é a sua família! nos mostrou quem realmente se deve contar, quem são egoístas ao ponto de se arriscar e arriscar a família ao ficar saindo, sem motivos!...
Essa quarentena está sendo um jogo de emoções, um jogo que temos que aprender a jogar, praticar e acima de tudo! GANHAR! sem ao menos uma peça faltando.
Isis Antonieta Alves Carlos Afonso-1°A
ExcluirBom dia Isis. I autoconhecimento é fundamental não só agora, mas pela vida toda. Fico muito feliz com sua resposta. Praticar a empatia, o autoconhecimento, são habilidades emocionais fundamentais na sociedade atual Abraço
ExcluirTa sendo muito chato ficar em casa porque as vezes nao tem nada para fazer, voce fica intediado
ResponderExcluireu nunca pensei que nos iamos ficar nesse isolamento social, quarentena,todas as lojas fechadas ninguem nas ruas.
Mas pelo outro lado e bom porque voce vai esta perto da sua familia, assisti televisao,brinca,jogar com a familia, voce vai pode fazer tudo,inventa varias coisas, meche no celular,computador, tablet, da pra fazer muitas coisas em casa.
Maria Clara Freitas Santos 6 ano A
Bom dia Maria Clara. Sempre existe uma maneira de criar algo interessante. Logo estaremos de volta. Abraço
ExcluirNessa quarentena fiz muitas coisas diferentes, comecei a aprender a cozinhar coisas diferentes pintei algumas camisetas e o mais importante me aproximei da minha família a quarentena me deixa meio frustrada açor não poder sair mais tbm esta sendo uma coisa muito boa para alguns jovens
ResponderExcluirEu estou em casa gosto de ficar em casa minha mãe trabalha na área da saúde então eu fico aqui em casa sozinho, sinto muita falta dos meus amigos e difícil fazer as tarefas em casa mais estou indo ... Vamos nos cuidar Kauan Eduardo 8A
ResponderExcluirBom dia . Isso mesmo Kauan Eduardo. Logo tudo isso vai passar
ExcluirTirando o imenso tédio eu estou ótimo
ResponderExcluirMatheus cuero 8 b
PRA MIM uma das coisas mais difíceis é ficar longe dos amigos nessa quarentena ;[
ResponderExcluirMaria Eduarda O. Santos 6A
Bom dia Verdade, mas sempre é possível uma ligação ou até chamada por vídeo.
Excluirobrigado pelo comentario eu não to fazendo muita coisas em casa so estudando e assistindo
ResponderExcluirTambém estou achado bem difícil não dá pra fazer mais nada pois está tudo fechado
ResponderExcluirTambem estou achando dificil nao tem nada para fazer e o mas difícil é quem não tem nada pra comer
ResponderExcluirOlá 😢 muito difícil esse momento que estamos passando muitas pessoas morrendo meu deus mas temos que ter fé em deus que tudo isso passará temos que fazer nossa parte ter consciência por nós e por todos como tudo isso dia no passado houve e acabou hj estamos passando tbm e logo acabará .
ResponderExcluirKerolyn Pires Sanches 7 B
Bom dia Kerolyn. Vamos ter fé, cuidar de nós e de nossos amados.
Excluir